quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bom dia !
Esta semana estou me dedicando ao patchwork, andei buscando algumas dicas nos blogs das artesãs internautas e encontrei o blog da  Maria Elza o endereço é melzamelo.blogspot.com.br, vale a pena conferir, muitas dicas e trabalhos maravilhosos, tudo passo a passo.

sábado, 21 de abril de 2012

Corte e Costura

Quem se lembra das aulas de corte e costura que tinham nas Igrejas dos bairros ?

Hoje em dia achar um curso de corte e costura  virou raridade, ficou no passado, bem se você quer aprender a costurar tem que se matricular num curso por módulos, e não pense que irá aprender tudo, pois a técnica utilizada é  molde pronto básico. que por sinal custa uma fortuna.
Você compra o kit de molde conforme sua necessidade,  utilizando papel kraft passa o molde básico para o papel e depois corta, passa para o tecido e  vai para a máquina de costura, ai boa sorte.
Já o antigo método de corte e costura  você aprende a tirar as medidas, fazer os cálculos, riscar o molde básico e modelar  a peça a ser costurada.
Com certeza dá muito mais trabalho, mas o resultado é magnífico, o caimento é perfeito, hoje em dia esse caimento custa bem caro. Existem lojas que vendem roupas tipo Alfaiataria, mas pelo que sei Alfaiataria é roupa sob medida , ou estou errada?


Nada de Misterioso nem complicado.

Quando aprendi fazer patchwork não era comum o uso das réguas milimetradas, nem mesmo as placas de corte e cortadores especiais, usávamos folha de papel manilha, régua de 30 cm, lápis, borracha e tesoura.
Pronto , tendo esse material à mão já era o suficiente para produzir peças encantadoras.
Esta semana fui a feira  Brazil Patchwork  2012  em São Paulo, fiquei encantada com a variedade de produtos destinados a essa arte, mas infelizmente  todo esse material é de um custo muito alto.
Como falo para minha amiga Nô , fazer patchowrk é para quem tem dinheiro; mas vamos raciocinar, se eu aprendi fazer patch com molde de papel manilha  então não há necessidade de utilizar tanto apetrecho, não é verdade?
A união de retalhos combinando entre si, formando figuras geométricas,  um cenário de flores, casas, mesmo motivos infantis, tudo isso pode ser feito a partir de moldes em papel. Tudo bem que os cortadores dão mais precisão  ao  trabalho mas para quem quer aprender e não tem condições de comprar esses materiais, vamos com o básico.
Então vamos a luta.

Patchwork e Quilt


O que é Patchwork e Quilt ?


 O patchwork e quilt são trabalhos manuais feitos de pedaços de tecidos emendados.

O patchwork é a emenda dos retalhos costurados de forma a formar desenhos, formando a parte de cima do trabalho que é chamamos de tampo. 


O resultado final do trabalho com patchwork sempre envolve uma sobreposição de três camadas que são: - o tampo,- quando os retalhos estão costurados entre si - o enchimento - o material usado para dar volume ao trabalho de patchwork como no caso, por exemplo, das almofadas. - o forro - tecido usado para dar um melhor acabamento.


Este sanduíche de tecidos é preso por pespontos que são chamados de quilt.
Os tampos também podem ser feitos de aplicação ou misturando as duas técnicas, patchwork e aplicação. 

Os modelos são infinitos, temos uma infinidade de técnicas e modelos.
Com as técnicas básicas, um pouco de imaginação e algumas idéias você faz quilts lindos, temos muito material revistas e livros nacionais e importados e também na internet podemos pesquisar muitos trabalhos.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Agradeço a Deus pelo dom que me concedeu.

Dedico esse Blog a todos que gostariam de aprender um pouco sobre o artesanato e moda


REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O ARTESANATO

A partir da Revolução Industrial, que iniciou na Inglaterra, o artesanato foi fortemente desvalorizado, deixou de ser tão importante, já que neste período capitalista o trabalho foi dividido colocando determinadas pessoas para realizarem funções específicas, essas deixaram de participar de todo o processo de fabricação. Além disso, os artesãos eram submetidos à péssimas condições de trabalho e baixa remuneração. Este processo de divisão de trabalho recebeu o nome de linha de montagem.
Hoje, o artesanato voltou a ter prestígio e importância. Continua a buscar elementos naturais para desenvolver suas peças originadas do barro, couro, pedra, folhas e ramos secos entre outros. Em todas as regiões é possível encontrar artesanatos diversificados originados a partir da natureza típica do local e de técnicas específicas.
O artesanato é reconhecido em áreas como a de bijuterias, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pinturas, velas, sabonetes, saches, caixas variadas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos, apliques, além de várias técnicas distintas utilizadas para a fabricação de peças.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

No Brasil, o artesanato também surgiu neste período. Os índios foram os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, sem esquecer a arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feitos com penas e plumas de aves.
O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas como, nas cerâmicas utilitária, funilaria popular, trabalhos em couro e chifre, trançados e tecidos de fibras vegetais e animais (sedenho), fabrico de farinha de mandioca, monjolo de pé de água, engenhocas, instrumentos de música, tintura popular. E também encontram-se nas pinturas e desenhos (primitivos), esculturas, trabalhos em madeiras, pedra guaraná, cera, miolo de pão, massa de açúcar, bijuteria, renda, filé, crochê, papel recortado para enfeite, etc.
O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região.
CURIOSIDADES

Quando surgiu o artesanato?
Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais. Isso pode ser identificado no período neolítico (6.000 a.C.) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozer alimentos, e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais. O mesmo pode ser percebido no Brasil no mesmo período. Pesquisas permitiram identificar uma indústria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição nordestina que viveram no sudeste do Piauí em 6.000 a.C.
Historicamente, o artesão, responde por todo o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado. Mas antes da fase de transformação o artesão é responsável pela seleção da matéria-prima a ser utilizada e pela concepção, ou projeto do produto a ser executado.
A partir do século XI, o artesanato ficou concentrado então em espaços conhecidos como oficinas, onde um pequeno grupo de aprendizesviviam com o mestre-artesão, detentor de todo o conhecimento técnico. Este oferecia, em troca de mão-de-obra barata e fiel, conhecimento, vestimentas e comida. Criaram-se as Corporações de Ofício, organizações que os mestres de cada cidade ou região formavam a fim de defender seus interesses.